quarta-feira, 8 de junho de 2011

Maquiagem vencida é um risco para a saúde

Que atire o primeiro batom quem nunca ignorou o prazo de validade estampado na embalagem e usou algum produto de beleza por um tempão sem dar a menor bola para os perigos dessa prática.

Pois é, por mais que dê um aperto no coração descartar aquele rímel lindíssimo que custou os olhos da cara, utilizar maquiagem vencida é um verdadeiro atentado à saúde.

“Quando o prazo de validade expira, significa que, além do produto perder sua eficácia, há grandes chances de seu sistema conservante não estar mais ativo. Sendo assim, qualquer microorganismo que se depositar ali encontrará uma condição riquíssima de crescimento”, alerta Emiro Khury, farmacêutico e diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).

Fique esperta

Ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nesses casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto (mesmo que ainda esteja dentro do prazo de validade). “Nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro”, alerta Denise Steiner, dermatologista de São Paulo (SP). Por outro lado, há microorganismos que não dão nenhum sinal de sua presença. “Esses são os piores”, comenta o diretor técnico da ABC.

Prolongar o uso de itens vencidos por causa de sua aparência “normal” é, portanto, uma verdadeira cilada. Uma vez contaminados, podem causar danos como irritação, vermelhidão, coceira e até infecções. O perigo é ainda maior quando o produto é destinado à região dos olhos, como rímel, lápis ou delineador. “Se uma bactéria presente na mucosa ocular resistir aos mecanismos de defesa do organismo, corre-se o risco de gerar uma inflamação na córnea, um quadro muito difícil de ser tratado”, avisa Khury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário